terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

DOCUMENTAÇÃO IMOBILIÁRIA E ALGUMAS DICAS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DO IMÓVEL

O candidato à aquisição de um imóvel deve tomar alguns cuidados com a análise dos documentos pessoais do vendedor e da propriedade pretendida. É recomendável que haja a assistência de um corretor de imóveis ou de outro profissional especializado. Documentação deficiente representa transtornos de vários graus e, também, prejuízos financeiros.

Documentos em ordem, adequação do imóvel pretendido para o fim a que se destina (uso residencial ou não residencial), viabilidade financeira, inclusive para pagamento das despesas decorrentes etc, é hora de concluir a transação imobiliária. Este é um momento muito importante para que haja tranquilidade do novo proprietário. Se houver financiamento imobiliário através de agente financeiro, o próprio estabelecimento de crédito tomará os cuidados necessários para a liberação do financiamento e pagamento ao vendedor.

Quando temos a venda direta com pagamento do preço à vista ou parcelamento particular, o cuidado deve ser redobrado. Deve ser lavrada e assinada escritura de venda e compra, para pagamento à vista, ou compromisso de venda e compra, promessa de venda e compra, cessão ou promessa de cessão, quando depende cumprimento futuro, inclusive de pagamento do saldo do preço. Toda a transação imobiliária está sujeita ao pagamento de ITBI, emolumentos de Cartório de Notas e Registro de Imóveis. É neste momento que surge a tentação da economia, como, por exemplo, deixar o registro para outra oportunidade. Este expediente não deve ser utilizado. Há o ditado popular que diz: "só é proprietário quem registra". E, creia, não é somente ditado popular é a pura realidade.

As informações sobre a documentação são resumidas, mas poderão ser aprofundadas ou especificas se isto for do interesse dos nossos seguidores. Tragam vossas dúvidas. Elas serão analisadas e respondidas.
Também de forma resumida levantamos a necessidade de alguns cuidados na utilização do imóvel, particularmente o residencial. É grande o número de acidentes envolvendo, em especial, crianças e idosos, que ocorrem nas residências. Cabe lembrar acesso fácil a fogões e objetos pequenos ao alcance de crianças. Para os idosos devem ser evitados pisos escorregadios, tapetes. Quanto à segurança do imóvel, observar sempre movimentações nas proximidades. No item sustentabilidade observar economia no consumo de água e de energia elétrica, reciclagem, destino correto de resíduos.

Aquisição saudável do imóvel e uso correto fazem parte da segurança e tranquilidade, evitam o estresse, economizando energia humana e o Planeta agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário